sábado, 27 de março de 2010

Academia é Campeã do 2º Estadual de Equipes - Modalidade de lisos

Primeiro de tudo, gostaria de parabenizar os amigos da Academia de Pelotas. Realmente, como anfitriões do evento e pela qualidade dos técnicos que lá desfilam seus times, nas mesas de lisos, os caras, ao lado da nossa AFM Caxias, eram os favoritos a vencer o torneio. Infelizmente não deu para repetir o feito do ano passado. Vale lembrar que a equipe teve um desfalque importantíssimo, nas vésperas da competição, que foi a ausência de Daniel Pizzamiglio. Daniel seria uma peça chave nesta competição. Com certeza as chances da AFM Caxias aumentariam consideravelmente. Mas não podemos tirar o mérito de Vinhas e sua turma. Os caras são vice campeões brasileiros e isto não é para qualquer um.
Outra equipe que, a meu ver fez bonito foi a Pelotense. Piruka e sua turma dão sinal que podem ser uma das grandes forças do futebol de mesa, modalidade lisos, em nosso estado. A Pelotense já é famosa por seu currículo de conquistas nos cavados e agora confirma sua força nos lisos. Ficando com a terceira colocação, Piruka, Marquinho, Ítalo e companhia, desbancaram equipes tradicionais, a exemplo da AFUMEPA e do Grêmio.
O COP completou o pódio do estadual, conquistando a quarta colocação, algo que a meu ver, não pela qualidade dos técnicos, mas por desbancarem a AFUMEPA, foi algo surpreendente.
A classificação final do Estadual de Equipes, modalidade lisos, ficou assim definido:
Campeã: Academia - 16 pontos;
Vice campeã: AFM Caxias - 11 pontos;
3ª Colocada: Pelotense - 10 pontos;
4º Colocado: COP - 6 pontos;
5ª Colocada: AFUMEPA - 6 pontos;
6º Colocado: Grêmio/Porto Alegre - 6 pontos;
7º Colocado: Circulo Militar - 4 pontos.
Ainda não conversei com os amigos da AFM Caxias que participaram deste evento. As notícias que aqui publico são obtidas através do blog do meu amigo Gothe. O qual aproveito para agradecer e parabenizar pela cobertura, mesmo que há distância, o cara não deixou de nos repassar o que estava acontecendo em Pelotas. Aguardamos as fotos do próprio Gothe e também da gurizada que esteve em Pelotas e que, espero tenham levado uma máquina fotográfica.
Um abração a todos. Parabéns aos guris da Academia. E para os meus amigos da AFM Caxias, cabeça erguida. É um dia depois do outro. Hoje perdemos um título almejado, amanhã temos treino na sede.
Que o Pizza se recupere logo e volte a desfilar o seu São Paulo em nossas mesas.
Boa noite!

2 comentários:

  1. Prezados amigos caxienses, conforme lhes falei, quando estiver por aí visitando aparecerei para dar uns bicos de liso com vcs.
    Parabéns pela Segunda colocação, e saliento que quando comecei a jogar futmesa, os times eram lisos e o goleiro era chanfrado para receber as bolas atrasadas, isto lá pela década de 80 na APFM.Quando voltei a jogar, em 2002, voltei na APFM e me associei novamente.Uma bela noite fui dar uns chutes junto com meu filho, que é caxiense, coloquei minha ponte preta na mesa, pegui minha fichina e, todos que estavam naquela noite na APFM começaram a rir,todos leiam Joni e Victor, perguntei o porque das risadas e me disseram :"Não se joga mais assim, agora os botões são cavados e usa-se régua"!Não entendi o que seria cavado nem régua mas eles me mostraram seus times e seus equipamento para melhor esclarecer-me.
    Nesta época, achei que o liso havia morrido, que só lá para cima é que jogavam então parti para o tal cavado!Conto isto, pois sei que em Caxias é somente liso que jogam e darão valor ao meu depoimento.Jogo de liso é muito mais bonito, mais técnico, mais tudo, sou vice campeão estadual de cavados mas o liso sempre morou no meu coração e, por iniciativa nossa, o COP está começando este ano, um torneio interno de lisos, tenho certeza que teremos bastante inscritos e com isto crescerá o esporte.
    Para este estadual por equeipes, conseguimos uma mesa emprestada, visto que nosso fornecedor não entregou a nossa antes do estadual, treinamos, eu particularmente, umas 3 horas, as demais foram lixando o time que haviamos conseguido na quarta da semana do evento, não sabiamos se era o time que não andava ou a mesa que não prestava rsrsrsrsr.Nossa requipe, foi formada no sábado anterior ao evento ficando assim Jeferson( sem time)L.Antônio, Ochoinha(sem time e nunca tinha jogado) Fernado(tinha time mas não jogava), eu Badia(com time comprado no Marcos e sem nunca ter jogado).
    Por tudo isto que nossa quarta classificação, em um evento que está crescendo anualmente, foi tão valorizada,principalmente por ter deixado para trás Associações que tem em sua programação anual, campeonato de liso.
    Acho que para o próximo evento de liso a quantidade de associações participantes deverá aumentar pois teve bastante gente olhando e se apaixonando pelos lisos, pela técnica imposta pelos jogadores.
    Toma que esteja certo pois o futmes tem de crescer como um esporte congregador e de um local onde possamos fazer novas amizades!
    Abraços a todos
    José Octavio Badia

    ResponderExcluir
  2. Badia,
    Como editor e associado da AFM Caxias, agradeço pelo teu comentário. Com certeza há espaço para as duas categorias, nas associações de nosso estado. Vejo que somos absolutos, nacionalmente, nos cavados. Temos o campeão brasileiro e também o campeão do Centrosul, mas nos falta títulos nos lisos. Temos bons jogadores, não só na AFM ou na Academia, equipes com tradição nesta modalidade. O COP, com este belo resultado, no último fim de semana, tem tudo para investir nesta modalidade. A exemplo do Rodalles, que foi vice campeão estadual de lisos, no ano passado, em Caxias do Sul, toda a equipe e demais associados podem e devem intensificar a prática desta modalidade, afinal, somente desta forma, poderemos produzir campeões que venham a desbancar os baianos e capixabas, que hoje mandam, nacionalmente, nos lisos.
    Parabéns ao COP,à Pelotense e as demais associações que esforçaram-se para participar deste evento. Parabéns a Academia, mais uma vez, pelo título e pela organização do evento.
    Um abraço,
    Cristiano Gularte
    Editor do blog da AFM Caxias.

    ResponderExcluir