sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Comentários sobre o Brasileiro de 2010

Amigos do Futebol de Mesa,
Vou comentar o que pude observar. Infelizmente, a respeito das categorias Sênior e Master não tive a oportunidade de observar os jogos e assim sendo, fica difícil dizer se nossos atletas são favoritos ou não. Já nos lisos, categoria especial, Maciel é favorito em sua chave. Fez uma partida tranquila contra Leandro da AFUMEPA. Leandro é novo nos lisos, acredito eu. Maciel teve inúmeras chances. Desde o primeiro tempo dominou o jogo. Teve chance de abrir o placar por pelo menos 3 vezes. Infelizmente o nervosismo da estréia não o deixou. Veio o segundo tempo e, com um pouco mais de calma, Maciel abriu o placar e logo após ampliou o mesmo. Poderia ter goleado. Mas vale lembrar que também teve a ponto de tomar um gol, momento este em que a sorte dos grandes vencedores lhe agraciou. Foi o que ví do jogo de Maciel. Acredito que ele deva ser primeiro em sua chave. O cara está jogando demais.
Carraro arrancou com uma derrota, para Augusto da Academia de Pelotas. Tem um caminho mais dificil. Precisa vencer seus dois ultimos jogos para garantir vaga sem combinações de resultado. Acredito que o Iceman estranhou a mesa de jogo e o nervosismo da estréia, coisa rara neste nosso amigo. Mas acredito na Juve de Carraro, vai classificar, além disto, observei os dois outros adversários do grupo e não ví nada que me saltasse aos olhos. São técnicos possívelmente batíveis.
Um confronto caseiro marcou a primeira rodada. O rodado Alexandre Prezzi e o novato Sandro Mazzotti. Usado de sua experiência em competições, Xande venceu a partida por 3x0. Cabe a Sandro a recuperação contra os "extrangeiros" do grupo. Uma difícil missão para este nosso chegado. Acredito que ele terá boas experiências nos próximos jogos. Xande, com esta vitória, se conseguir jogar o que sabe e segurar os dois outros adversários do grupo, pode classificar a segunda fase. Tem de manter-se calmo e equilibrado. Desta forma tem boas chances.
Mário Vargas, nosso campeão caxiense, não deu sorte no sorteio. Pegou um dos melhores baianos da atualidade e dois fortes concorrentes cariocas. Já superou um destes e, se jogar o que sabe, manter os nervos tranquilos, deve passar para a segunda fase. Eu acredito no Mario. Agora que passou pelo friozinho da estréia, o cara tem tudo para deslanchar. Afinal, na maioria das mesas que lá estão, Mario já fez história.
Isto foi o que acompanhei neste primeiro dia de competição. Vale ressaltar a simpatia de Breno e Lauro. Dois camaradas que traduzem o espirito de coleguismo e amizade em torno das mesas. Lauro, o cavalheirismo e simpatia em pessoa, é daqueles amigos que o futebol de mesa se orgulha em ter em volta das mesas. E como foi bom rever o Guido Garcia. Um pouco abatido, devido a triste perda do grande amigo, o pai do Robson, Guido segue fiel ao prestígiar a competição. Cercado de amigos, é um ícone deste brasileiro e, assim sendo, não poderia faltar. E por falar em Robson, mais uma vez envio os pesames pelo falecimento de seu querido pai. Que Deus o tenha recebido em seus braços e que conforte o coração dos que aqui ficaram. Abração amigo do futebol de mesa.
Enfim, a organização da FGFM é algo a se ressaltar. Vinhas, André e sua turma, dão aula de organização e controle da competição. Parabéns a gestão atual da FGFM. E como poderia deixar de citar, foi muito legal encontrar o meu amigo Pizza "Xaropinho" Pai. Sempre simpático e agradável, o meu chegado segue a linha do Lauro, um cavalheiro perfeito. Se dá com todo mundo e é muito bem recebido onde anda. Parabéns ao Luiz Ernesto Pizzamiglio por ser este cara nota 10, que a todos cativa e alegra, com suas piadas e pegações. Ele no Master, o Crosa e o André Marques no Sênior, são nossas esperanças de título nestas categorias.
Bom também foi rever o amigo Sergio Oliveira. Saber que está bem e firme para a disputa do Sênior. Sérgio é daqueles caras fundamentais ao esporte. Além de ser um excelente jogador é incentivador. Isto é raro em muitas associações. Parabéns meu chegado de Novo Hamburgo. Nos cavados, vejo o amigo Victor Panda. Outro ícone dos cavados e certamente brigará para aparecer nas fotos. Entre os pelotenses, o incansável Rodalles, os guris da Academia (Mateus, Augusto,Zilber) fortes candidatos à foto, nos lisos. Do circulo tem o Yago (favorito entre os menores), Paulo Schemes (mestre das mesas) e um grande concorrente as fotos, Douglas e Rodrigo Vilanova (outrora atletas dos cavados e agora, aventurando nos lisos), Caco, Dani, dentre outros. Entre os fornecedores das estrelas temos o polivalente Piruka (excelente jogador e artesão), Gerson, além de outros amigos nordestinos. Senti a falta do Nei Barbieri, talvez apareça amanhã.
Enfim, um ambiente de pura harmonia e amizade, coisa que faz parte do nosso querido esporte. Aqueles que não foram citados nestas poucas palavras não sintam-se menos importantes. É que estou ficando com sono e tenho de descansar, pois amanhã tem mais...
Abração a todos e até mais...
Cristiano Gularte
São Leopoldo - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário