domingo, 14 de novembro de 2010

Campeonato Brasileiro - Gauchada honrando a tradição...


Amigos do futebol de mesa,
Para os que já tiveram a oportunidade de ler a revista eletrônica do futebol de mesa, o blog do amigo Ricardo Gothe, ou o blog da Federação Gaúcha de Futebol de mesa, já tomaram ciência de que não foi desta vez que o RS levou o troféu na categoria especial dos lisos. Mas apesar de lamentarmos muito isto, minhas mal traçadas linhas farão um apanhado sobre os feitos de nossos gaúchos nesta competição.
A bandeira ressaltada no início do texto nos faz crer que nós, gaúchos, nunca desistimos da luta, nunca nos rendemos as adversidades e, mesmo não levando uma importante conquista, nesta principal competição nacional do futebol de mesa, nunca deixaremos de buscar tal feito. Mas vamos ao que interessa:
MASTER:Podemos dizer que tivemos esta bandeira erguida e, no ponto mais alto do pódio, pelo meu querido amigo Lauro Moretto. Laurinho, para os amigos, sagrou-se campeão da categoria Master, "derrubando" de quebra, diversos baianos, favoritos ao título. Desde o início, observei que Lauro iria fazer um excelente torneio. Lançando perfeitas bolas, aproveitando chutes, jogando com tranquilidade, sem medo de perder e com a calma de poucos à mesa, Lauro foi favorito do início ao fim da competição. Na final, o enfrentamento com Paulo Schemes e seu bola preta. Paulo é daqueles, a exemplo de Piruka, que sempre chegam nas fotos. Colecionador de títulos internos no Circulo e respeitado no mundo do futebol de mesa, sempre foi considerado um candidato a título da competição. Enfim, parabéns a estes dois gaúchos. Ao espirito esportivo de ambos. Por mostrarem que o sul do pais manda na categoria MASTER.
JUNIOR:Nos iniciantes, o menino Marcelo, representante do Rio Grande do Sul, nesta categoria, reverteu a vantagem do carioca Bruno e sagrou-se campeão da categoria. Parabéns ao menino Marcelo, outro que empunhou a nossa bandeira e, como representante da nova geração, mostra-nos o que podemos almejar num futuro próximo.
SÊNIOR:Nesta categoria não deu para os gaúchos. As quatro posição ficaram com Campos(BA), Diógenes(RN), Emmanoel(ES) e L.Américo(BA), respectivamente. Nesta categoria os baianos ainda são soberanos e, caso o Diógenes, da categoria especial dos lisos, resolva voltar atrás em seus comentários, onde disse que ainda não pensa em disputar a categoria Sênior, pois tem muita "lenha para queimar" entre os adultos, talvez tenhamos mais alguns anos de domínio baiano entre os integrantes desta categoria. O fato é que Diógenes é mestre, e isto ninguém duvida. Mas este ano não teve chance entre os bons competidores, que aqui estiveram.
CAVADOS:A dupla de São Paulo fez sucesso aqui pelo sul. Verdade que ambos são gaúchos e que levam a nossa garra e habilidade para a terra paulista e com isto, qualificam os competidores daquelas bandas. Falo de Chambinho e Cristian. Chambinho quase chegou nas fotos. Foi "matando" um leão de cada vez vindo a esbarrar em Bal(SC). Este último conquistou um lugarzinho na foto da competição, ficando em quarto lugar. Outro que é gaucho, ergue esta nossa bandeira em Santa Catarina e conquistou um lugar no pódio foi Careca(SC). Careca era jogador da Franzen. A menos de um ano foi para SC e já mostra a que veio. Parabéns a Careca, representante de SC e gaúcho de coração. Já o titulo foi disputado por Cristian Baptista (SP) e Sandro-RS. Cristian Wolverine Baptista, como é chamado pelos colegas é gaúcho de natureza. Já ha tempo em São Paulo é outro prata da casa que representa outro estado. Na final reverteu a vantagem de Sandro e sagrou-se campeão da livre. O título ficou com São Paulo mas podemos dizer que consagrou mais um gaúcho, mais um guerreiro em campos distantes. Parabéns à Cristian, parabéns à Sandro, à Careca, três gaúchos que fizeram bonito este ano.
ESPECIAL LISOS: Como falar em competições estaduais e nacionais e não falar em Marcelo Iost Vinhas, Piruka e agora, como mais novo integrante deste seleto grupo, Mateus Pierobon. Vinhas e Piruka são daqueles técnicos que sempre estão nas fotos das competições. Está certo que o sul ainda não subiu no ponto mais alto do pódio, mas convenhamos, se fomos somar os segundos, terceiros e quartos lugares já conquistados por esta dupla, como dizem os baianos: "sei não"... Se já não os superamos nestes postos. Este ano foi a vez de Mateus chegar até os oito melhores. Quase deu para chegar na semi final. Coisa que o mesmo Mateus já tinha obtido em 2001, com um terceiro lugar. Mas falando de Piruka e Vinhas, ambos chegaram nas fotos. Piruka, com seu estilo arrojado de cavadas, cortes e chutes potentes, conquistou o quarto lugar na competição. É mais um troféu para a galeria deste ícone do futebol de mesa gaúcho. Além de excelente fabricante do botões, piruka é dono de uma técnica refinada. Quase chegou na final da competição. Faltou detalhe. Já Marcelo Vinhas, como sempre, um "copeiro" de primeira escala, é figura certa nas listas de apostas. Aquelas feitas de boca em boca, no início das competições. Um cara simples, de carácter exemplar. Sua dedicação ao futebol de mesa é algo que cativa a todos do meio. Seus feitos à frente da FGFM já acumulam créditos para a gestão atual. Mas falando do Vinhas jogador, resumo em uma única palavra: "CONCENTRAÇÃO". O cara é um Iceberg na mesa. Esta impressão, mesmo que por dentro o cara possa estar nervoso, algo normal para um competidor normal, é exemplo de como devemos nos comportar em competições. Concentração, calma, precisão, e acima de tudo isto, respeito ao colega que está do outro lado da mesa, algo que muitos perderam, a muito tempo, neste nosso meio do futmesa. Vinhas não ganhou de Alênio (RJ). Alênio levou um dos cobiçados títulos deste Brasileiro, e por isto, deixo os meus parabéns a este colega de mesa do Rio de Janeiro e seu bonito Chelsea. Mas voltando os olhos a Vinhas, o camarada segue dando exemplo de como devemos nos portar à mesa de jogo, caso sonharmos com a glória futura. Parabéns mestre Vinhas, que o Coritiba siga dando seus shows nas mesas de lisos, pelo nosso pais à fora.
E falando dos nossos atletas da AFM Caxias, ressalto a todos que lá estiveram. Que não tiveram receio de enfrentar, de igual para igual, a todos os competidores de outros estados de nosso pais. Parabéns à Luiz Ernesto Pizzamiglio, Crosa e André, participantes nas categorias Master e Sênior. Aos guris do Junior que ainda não consegui gravar os nomes, mas adianto ao professor Ednei, tem um menorzinho que foi para a disputa que é show de bola!!! Ele já tem a visão ofensiva dos lisos, lhe falta a visão defensiva. É algo para o professor Ednei trabalhar no pequenino. Mas lhes digo, este pequeno botonista tem futuro no futebol de mesa. Vale a pena apostar nele. Parabéns ao Sandro, que mesmo sendo figurante na competição, se mostrou um aprendiz e um eficiente juiz de vários confrontos. Apesar de não "cozinhar na primeira fervura" Sandro pode vir a ser um bom jogador de lisos. É só se dedicar aos treinos. Deixo o registro de parabéns para os amigos Maciel, Mario e Alexandre Prezzi, pelas classificação à terceira fase da competição. "Tombaram" diantes de favoritos, na fase de mata-mata. Não deixaram de erguer a bandeira do RS e de Caxias, em cada oportunidade que tiveram de colocar seus times há mesa.
Estive pensando sobre nossos guris: Se pegássemos o jogo e visão defensiva do Mario, juntássemos aos lançamentos e visão ofensiva do Maciel e déssemos um retoque com os arremates precisos de Carraro, teríamos um jogador imbatível na AFM Caxias. Como isto não é possível, resta a nossos competidores seguir o treino contínuo. Somente desta forma conquistarão os seus lugares entre os ícones nacionais deste esporte. Coletivamente, a AFM Caxias já é favorita nas competições por equipes realizadas em nosso pais, resta-nos um título a nível nacional. Ainda ei de ver este feito dos meus amigos. Que todos tenham um bom fim de feriado e retornem tranquilos para seus lares. Até mais ver...
Cristiano Gularte
São Leopoldo - RS

5 comentários:

  1. Valeu pessoal. Foi um grande prazer estar entre os amigos. Ass. Wolverine.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Cristiano, obrigado pelo comentário gentil,mas uma parcela desta conquista pertence aos amigos da AFM Caxias, Maciel, Mario, Carraro e Pizza Pai e Filho, pois ao participar de Campeonatos Estaduais aí em Caxias, observei a técnica de voces.
    Lauro Moretto

    ResponderExcluir
  3. LH.ROZA- JOINVILLE-SC
    Alo DANIEL nossas saudações pelo brilhante comentário e/ou descrição do que foi o 37º Camp.BR. Ficamos gratos por te-lo conhecido pessoalmente,e agradecidos pela sua gentileza em abastecer à AFUMTIBA de "bolinhas"....
    Vou tentar lhe repassar a "foto". Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. LH.ROZA....
    DANIEL se possivel me repassa o teu E-mail, p/que possa te enviar a "foto"...
    Até +

    ResponderExcluir
  5. Ai vai seu Roza:
    dimethas@yahoo.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir