Bem amigos do futebol de mesa, neste mês de fevereiro, estou completando, aqui na AFM Caxias, um ano de futebol de mesa, na regra brasileira, categoria lisos. Neste ano aprendi e convivi com muitas pessoas legais. Técnicos que me ensinaram o pouco que hoje sei. Está certo que venho de uma escola onde os fundamentos, principalmente defensivos, são muito exigidos. Falo da regra gaúcha. Onde não posso deixar de citar o trabalho que vem sendo desenvolvida pela Liga Gaúcha de Futebol de Mesa, sob os cuidados do Kaverna e sua gestão. Também tenho de citar o Edu Caxias, o Glênio, Sr. Muller, Otacílio, Beto (AABB de Santa Maria), o Elói, o Obereci, o Lídio Coruja, Daiam, Rieguel, Thiago Bressani, Vinícius Bueno, Dosão, Guilherme Alix, Rodrigo Guterrez, dentre tantos outros. Com esta turma comecei a aprender o que o futebol de mesa, seja qual for a regra, representa para as diversas associações de nosso estado. Parabéns aos amigos da regra gaúcha pelo esforço de manter viva esta nossa paixão. Por romperem qualquer preconceito e levarem o nome de suas associações a vários cantos deste nosso estado.
Voltando a meu último ano, tive o prazer de acompanhar o ambiente diário do futebol de mesa e a sua evolução. Sou um adepto das notícias do futmesa, por este nosso país a fora. Sempre que possível estou me atualizando em blogs e sites escritos por colegas e associações deste Brasil. Acredito que o Rio Grande do Sul tem tudo para alcançar, e porque não passar, pelos nossos amigos baianos (falando na regra brasileira – lisos). Já nos cavados somos favoritos onde quer que estejamos. Esta modalidade é de total domínio dos técnicos do Rio Grande do Sul. A prova disto são as competições vencidas pelos gaúchos em 2009. Nos lisos, estamos no caminho certo. Como diz meu chegado Luiz Pizzamiglio, temos qualidade, o que falta é um maior intercâmbio entre o sul e o norte-nordeste. Vejo que isto é questão de tempo. A cada competição nacional, onde os gaúchos se encontram com os técnicos de outros estados, vamos mostrando nossa qualidade e assim, adquirindo mais e mais experiência. Com relação à Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, observo um esforço da gestão atual em buscar a filiação de novas entidades. As facilidades são um ponto chave neste processo. Vinhas e sua equipe dão um passo importante na direção do crescimento do futmesa em nosso estado. O grande desafio é manter ativa esta chama, esta paixão que é o futebol de mesa. Muito trabalho e divulgação devem fazer parte dos planos da FGFM. Para isto, o apoio de cada amante deste esporte é fundamental.
Aqui em Caxias do Sul, a nossa AFM Caxias vive um momento de harmonia. Com a nova sede, novo ambiente, novas parcerias e amizades. Temos colegas que encontram-se diariamente na sede da AFM. Outros, não menos importantes, freqüentam a sede em dias de jogos ou quando o trabalho e a vida pessoal lhes permite. O que importa é que conseguimos renovar os ares deste nosso ambiente. Conseguimos banir as rusgas, as desavenças e descontentamentos que, no ano passado, em alguns momentos, teimaram em surgir. Com a união e harmonia de todos ganha a AFM Caxias. Não sei se teremos campeões neste 2010, mas sei que todos somos vencedores por termos optado pela amizade e parceria, no interior da nova sede. Parabéns a todos os associados ativos da AFM Caxias, vocês fazem a diferença deste ambiente.
Abraço a todos e até mais.
Cristiano Insaurriaga Gularte
parabéns Cristiano... ótimo texto novamente !!!
ResponderExcluirCristiano, sábias palavras neste editorial.....
ResponderExcluirNa AFM Caxias, podemos confirmar o que sempre digo: "QUE SEU ADVERSÁRIO DE MESA TAMBÉM É SEU AMIGO" - parabéns a todos os associados da AFM que participam de tão grande associação;
e plageando um personagem:
"VIDA LONGA AO FUTEBOL DE MESA".