Amigos,
Dizem que quem procura sempre encontra algo interessante. Pois é, hoje estava eu à procura de uma matéria interessante para publicar no blog da AFM Caxias e me deparei com esta história, abaixo descrita, que relata um pouco da vida de um antigo jogador de nosso estado.
Pelo descrito, Claudio Schemes foi um amante de nosso esporte. Digo foi pois com certeza ele está a disputar partidas no andar de cima. Com certeza, observa o que alguns amantes da palheta tem feito nestes nossos "pagos" e certamente tem muitos motivos para orgulhar-se dos seus, que volta e meia fazem história nas mesas de nosso pais. Fiquem agora com o texto coletado junto à Confederação Brasileira de Futebol de Mesa e tenham todos uma boa tarde.
Claudio Schemes nascido à 28/05/30, desde muito cedo, na Escola Técnica que esteve internado, passou a jogar botão com os amigos. Casado com Elsa e tendo três filhos (Cláudio Luiz, Paulo e Dionéa), realizava-se promovendo campeonatos nos finais de semana em sua casa, primeiramente com os amigos e, posteriormente com esses e os filhos Cláudio Luiz e Paulo, que desde cedo pegaram gosto pelo esporte.
Caracterizou-se por sempre reunir o pessoal em torno de uma mesa de botão.
No início do futebol de mesa gaúcho organizado, participou de competições defendendo o Clube Juvenil da Amizade, o Internacional e a Ipiranga, sempre na Regra Gaúcha. Em 1969, como diretor do Departamento de Futebol de Mesa do Sport Club Internacional, seu clube de coração, liderou a equipe que participou, em Jaguarão/RS, do Campeonato Estadual da Regra Brasileira. Daí nasceu seu encantamento pela organização deste jogo e, não tendo respaldo do Internacional, liderou a fundação da AFUMEPA (Associação de Futebol de Mesa de Porto Alegre), tendo sido seu primeiro presidente.
Na garagem de sua casa, na rua Vicente Pallotti, em Porto Alegre, acomodou 3 mesas, abrindo mão de sua privacidade por alguns anos. Esta foi à sede da entidade que hoje é referencial no Futebol de Mesa do Brasil.
Com sua liderança foi indicado para a presidência da União Gaúcha de Futebol de Mesa, o embrião da hoje Federação Gaúcha de Futebol de Mesa.
Aposentado, dedicou seus dias para o Futebol de Mesa. Jogando sempre com o seu Rolinter (uma homenagem ao time do Internacional denominado Rolo Compressor). Carismático e de temperamento afável, sempre cativou a todos. Grupos por ele formados, como o Bola Branca, reunindo uma elite do Futebol de Mesa do RS, até hoje existem realizando suas competições e encontros, sempre em ambientes de harmonia e companheirismo.
Cláudio Schemes nos deixou em 23 de dezembro de 1993, convocado por Deus para sua equipe de Futebol de Mesa.
Com certeza está lá em cima, orgulhoso com os rumos do "seu" Futebol de Mesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário